Período: Janeiro/2025 | ||||||
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O ano mal começou e os golpistas já estão atrás de vítimas. Uma das iscas pra roubar dados já foi denunciada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em abril e novembro do ano passado, a do falso servidor que utiliza um crachá do INSS e vai à casa dos beneficiários para fazer prova de vida presencial. É golpe! Outra investida é por mensagem no celular (SMS) escrito PREVIDÊNCIA SOCIAL: Seu teste de vida se encontra pendente, evite o bloqueio do seu benefício. Contate: 4XXX2266.
O INSS esclarece que não há prova de vida em andamento e que não direciona servidores para colher dados e fotos dos segurados ou beneficiários de auxílios pagos pela autarquia. Esse tipo de pesquisa ocorre somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografia. O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto. Em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.
A investida contra servidores e beneficiários será direcionada à Polícia Federal para apuração da irregularidade. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, alerta sobre a necessidade de buscar informações pelo site ou redes sociais do instituto. "Nossas medidas, como revisão, prova de vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários, são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS. Nosso compromisso é com a transparência das nossas ações", adverte o presidente.
Como orientação, o INSS listou as principais dúvidas sobre prova de vida e algumas dicas para você não cair em golpe na internet ou pelo telefone. A principal é: fique alerta e tenha cuidado com pessoas que entram em contato com você inesperadamente por e-mail ou telefone e pedem informações pessoais. Confira abaixo.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PROVA DE VIDA
1 - O que é a prova de vida?
A prova de vida é um procedimento anual para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva, conforme o estabelecido na Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, abaixo transcrita:
“Art. 69. O INSS manterá programa permanente de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios por ele administrados, a fim de apurar irregularidades ou erros materiais.
§ 8º Aquele que receber benefício realizará anualmente, no mês de aniversário do titular do benefício, a comprovação de vida, preferencialmente por meio de atendimento eletrônico com uso de biometria, ou outro meio definido pelo INSS que assegure a identificação inequívoca do beneficiário, implementado pelas instituições financeiras pagadoras dos benefícios...”
2 - Que dados o INSS usará para realizar a prova de vida?
Serão considerados válidos como comprovação de vida realizada os atos, meios, informações ou base de dados elencados no artigo 2º da Portaria PRES/INSS nº 1.408, de 2 de fevereiro de 2022 realizados ou atualizados nos 10 meses seguintes a data de processamento da última prova de vida.
Atualmente já são utilizadas as seguintes interações do cidadão:
I - acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro;
II – nas instituições financeiras (banco) quando:
a) realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
b) no saque de benefícios quando realizado por identificação biométrica;
III - atendimento:
a) voluntariamente quando o segurado comparecer nas Agências do INSS para realizar algum serviço de seu interesse.
b) de perícia médica por telemedicina ou presencial.
OBS 1. Ressaltamos que não é necessário o comparecimento do beneficiário nas Agências da Previdência Social para realização da prova de vida.
OBS 2. A qualquer momento o INSS poderá realizar visita no endereço cadastrado no benefício para comprovação de vida do beneficiário.
IV - atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo familiar;
V - recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico.
São base de dados que estão em fase de interoperabilidade para serem utilizadas como comprovação de vida:
I – vacinação;
II – cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
II – votação nas eleições;
III – emissão/renovação de:
IV – passaporte;
V – carteira de motorista;
VI – carteira de trabalho;
VII – alistamento militar;
VII – carteira de identidade; ou
VIII – outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
IX – declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.
3 – Como o INSS fará a prova de vida com batimentos de dados?
O INSS receberá os dados de bases governamentais e utilizará esses dados para comprovação de vida dos beneficiários. Por exemplo: quando o cidadão comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua cidade para obter um benefício social, como Vale Gás, Armazém da Família; Bolsa Família; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Minha Casa Minha Vida; Comida Boa; Carteira do Idoso. Ao receber essa informação, o INSS terá o indicativo de vida do beneficiário e este servirá para compor uma base de dados sobre a pessoa. Essa base de dados reunirá diversas interações da pessoa com entes públicos ou privados. Quando as interações ao longo do ano registradas nas bases de dados parceiras forem suficientes, o sistema considerará a prova de vida realizada, garantindo a manutenção do benefício até o próximo ciclo.
4 - A data da prova de vida continua sendo o mês de aniversário da pessoa?
Não. Desde a publicação da Portaria MPS Nº 723, de 8 de março de 2024 está em uso o marco temporal da última prova de vida processada. A partir dessa data o INSS terá 10 meses para identificar interações do cidadão em banco de dados compartilhados para nova comprovação da vida.
5 - Como saber se minha prova de vida já foi realizada?
A pessoa poderá acessar o aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.
6 - É possível continuar fazendo a prova de vida na rede bancária?
Apesar de não ser mais obrigatória, a pessoa poderá fazer a sua prova de vida como nos anos anteriores. Ou seja, indo a uma agência da rede bancária, mas preferencialmente utilizando o meio à distância para aqueles bancos que oferecerem a funcionalidade por meio de biometria digital ou utilizando o aplicativo ou site Meu INSS.
7 - Que benefícios exigem a prova de vida?
Todos os benefícios ativos de longa duração do INSS precisam da prova de vida anual. Por exemplo: aposentadorias, pensões e auxílio por incapacidade temporária com duração superior a um ano.
8 – Não há necessidade de realização de prova de vida para:
benefícios de curta duração com tempo inferior a um ano
benefícios concedidos há menos de um ano
Por exemplo: salário-maternidade, auxílios por incapacidade temporária com duração inferior a um ano, seguro-defeso.
PRINCIPAIS GOLPES PELA INTERNET E COMO EVITAR
MENSAGEM DE TEXTO (SMS)
Os fraudadores também usam sistemas e aplicativos de mensagens, como SMS, WhatsApp, Facebook Messenger, Viber, Skype, Google Hangouts e outros, para roubar seu dinheiro. Os golpes de phishing realizados por SMS são conhecidos como “smishing”. Há diferentes variações de golpes por mensagens de texto. Por exemplo:
Mensagem de texto dizendo que há uma encomenda ou entrega pendente e que você precisa confirmar sua identidade ou pagar uma taxa para reivindicá-la.
Mensagem supostamente do seu banco dizendo que sua conta será encerrada ou que seu cartão de débito será bloqueado ou cobrado, e que você precisa fazer login (em um site falso) para evitar que isso aconteça.
Mensagem diz que você ganhou um grande prêmio e, para retirá-lo, você precisa enviar suas informações financeiras.
Como evitar
Se uma organização não costuma entrar em contato com você por aplicativo de mensagem, fique atento. Organizações legítimas não vão entrar em contato com você do nada para pedir informações confidenciais ou pessoais por um aplicativo de mensagens. Verifique erros ortográficos ou gramaticais na mensagem. Se ela não parecer profissional, é um indício de que pode ser um golpe online. Se não tiver certeza, não clique em links e evite fornecer dados pessoais ou financeiros.
LOTERIA
Supostamente, os golpes de loteria foram o quarto tipo de golpe mais comum nos EUA em 2020. Você normalmente recebe um e-mail com esses golpes alegando que você ganhou em uma loteria pouco conhecida, às vezes de outro país, e sempre com um prêmio alto. Para reivindicá-lo, pedem que você pague uma taxa. Os golpistas costumam dizer que essas taxas são custos de seguro, tarifas governamentais ou de transporte. É solicitado que você envie informações pessoais para fins de confirmação e, de repente, você se torna vítima de roubo de identidade, e o dinheiro enviado some para sempre.
Em outra versão dos golpes de loteria ou prêmio, os golpistas conseguem acesso à conta na rede social de alguém e entra em contato com amigos ou familiares dizendo que todos ganharam dinheiro. O golpista então fornece um endereço de e-mail pelo qual eles receberão instruções para reivindicar o prêmio. Essa é uma versão particularmente ardilosa do golpe, pois usa a confiança entre amigos e familiares para enganar as pessoas e obter o dinheiro delas.
Como evitar
Os golpes de loteria apresentam sinais específicos:
O e-mail vem de uma pessoa, não de uma empresa.
Você não é o único destinatário.
Você nunca ouviu falar da loteria.
Se você receber um e-mail como esse, pesquise rapidamente para verificar se ele é legítimo (mas nunca é). Todos nós queremos tirar a sorte grande, mas se você não comprou um bilhete, é extremamente improvável que você tenha ganhado na loteria.
Nunca envie informações pessoais por e-mail a quem você não conhece e nunca confie em quem oferece dinheiro fácil.
RELACIONAMENTO ONLINE
Os golpes de relacionamento estão crescendo. Você encontra alguém em um aplicativo ou site de relacionamento, começa a conhecer a pessoa e tudo parece ser verdadeiro. Entretanto, nunca sabemos quem está do outro lado da tela. Se você estiver em um relacionamento online com alguém que começa a pedir dinheiro ou que pede para você redirecionar os itens que lhe envia, essa pessoa é golpista. "Catfishers", como costumam ser chamados, geralmente usam a identidade de uma pessoa real para parecerem autênticos e passarem informações reais. Entretanto, enviam fotos e informações de contato falsas para não serem descobertos.
Os golpes de relacionamento ou golpes de site de relacionamento apresentam alguns componentes característicos:
Demonstração de afeto forte em muito pouco tempo.
Mudança rápida dos sites ou aplicativos de relacionamento para canais privados.
Solicitações de dinheiro por conta de alguma dificuldade pessoal, como um parente doente ou a falência de uma empresa.
Como evitar
Para evitar esses golpes, você deve analisar cuidadosamente qualquer relacionamento online que floresça muito rapidamente. Nunca dê dinheiro à pessoa, a menos que também se relacione com ela off-line. E se você for encontrar essa pessoa fora do ambiente virtual, informe para algum conhecido o local do encontro, por segurança.
ORGANIZAÇÕES FILANTRÓPICAS
Depois de grandes desastres naturais ou outras tragédias de grande visibilidade, você tem vontade de ajudar como pode, e os golpistas se aproveitam dessas situações. Eles criam sites e contas falsas para doação, depois elaboram um e-mail com tom envolvente para angariar fundos que jamais chegarão às vítimas. Esses golpes dão certo porque apostam no lado solidário das pessoas, mas sempre pesquise antes de contribuir. Inspecione a legitimidade de todos os sites de doações e confira se estão associados aos problemas que dizem representar.
Como evitar
Para evitar golpes em organizações filantrópicas na web, não faça doações para sites que pareçam suspeitos. As organizações filantrópicas verdadeiras têm sites íntegros, com uma declaração de sua missão e documentos de isenção fiscal. Para verificar se uma organização é real ou não, pesquise-a em um banco de dados público.
REDES SOCIAIS
Os golpes em redes sociais estão se tornando cada vez mais populares e assumem muitas formas.
Você vê um teste nas redes sociais que promete dizer qual é seu tipo de personalidade, ou com que celebridade você se parece, ou oferece um prêmio atraente. Geralmente incluem termos e condições que permitem que os dados inseridos sejam vendidos a terceiros. O desenvolvedor do teste também pode obter muitas informações suas a partir do seu perfil, lista de amigos e endereço IP, que podem ser usadas para criar uma imagem como parte de roubo de identidade.
Ou você recebe um pedido de amizade aleatório no Instagram de um fraudador se passando por alguém que você conhece, que então lhe envia um link de phishing que o leva a um site malicioso.
Ou você baixa um aplicativo nas redes sociais que parece legítimo, mas na verdade baixa malware em seu dispositivo.
Como evitar
Evite testes e nunca clique em mensagens pop-up ou publicações que contenham conteúdo que pareça chocante ou bom demais para ser verdade. Não clique em links ou abra anexos de mensagens não solicitadas. Cuidado ao clicar em URLs encurtados que ocultam a localização completa da página da web. Eles são muito comuns no Twitter e, embora possam ser inocentes e direcioná-lo para o site correto, sempre há uma chance de encaminharem para um URL que instala malware.
LIGAÇÃO DE ROBÔ (ROBOCALL)}
Se você atender o telefone e ouvir uma gravação em vez de uma pessoa falando ao vivo, essa é uma chamada robocall. Às vezes, elas são usadas para fornecer informações úteis, como lembretes de compromissos ou cancelamentos de voos. Porém, na maioria das vezes, são ligações de marketing não solicitadas e muitas delas são golpes.
Os golpes de robocall vêm em várias formas, por exemplo:
Os golpistas podem fingir ser da Receita Federal, pedindo que você pague um imposto falso, senão seu CPF será excluído.
Eles podem fingir ser de uma empresa de tecnologia conhecida e solicitarem informações de clientes que uma empresa real não solicitaria por telefone.
Eles podem oferecer uma avaliação gratuita de um produto ou serviço como uma desculpa para obter as informações do seu cartão de crédito.
Como evitar
O melhor é não atender o telefone se você suspeitar de um robocall. Porém, nem sempre é possível saber, então, se atender o telefone, desligue assim que perceber que é um robocall. Evite seguir as instruções do bot, como "pressione 1 para falar com um atendente" etc. Evite dizer a palavra "sim", se puder, pois muitas chamadas automáticas começam com a frase "Olá, você está me ouvindo?", à qual os usuários podem responder "sim" sem pensar. Os golpistas então salvam a gravação e a utilizam para fins fraudulentos. Qualquer interação ou envolvimento positivo com um robocaller diz aos golpistas que você é um possível cliente, então, interagir o mínimo possível é a melhor abordagem.
COMPRAS ONLINE
Os golpistas usam a tecnologia mais recente para criar sites falsos de varejistas que parecem lojas online genuínas. Para isso, usam logotipos roubados e designs copiados. Muitos desses sites oferecem marcas populares de roupas ou joias, ou dispositivos eletrônicos a preços baixos. Às vezes você até recebe o item pelo qual pagou, mas muitas vezes não. Uma versão mais recente do golpe envolve criar uma loja nas redes sociais, que geralmente desaparece depois de um tempo e ressurge com outra aparência. Para saber mais, leia nosso artigo sobre segurança ao fazer compras online.
Como evitar
Quando um produto é anunciado a um preço incrivelmente baixo que parece bom demais para ser verdade, esse é um claro sinal de alerta. Outro indício é quando a outra parte insiste que você pague imediatamente ou faça uma transferência eletrônica. Os golpistas podem até pedir para você comprar vouchers antecipadamente para ter acesso a uma promoção ou oferta barata.
DICAS GERAIS ANTI-GOLPE NA WEB
Cuidado com solicitações de informações ou dinheiro
Evite enviar dinheiro ou fornecer informações de cartão de crédito, contas online ou cópias de documentos pessoais a quem você não conhece ou confia. Use apenas métodos de pagamento seguros que você já conhece. Não concorde com a transferência de dinheiro ou bens para outra pessoa: lavagem de dinheiro é crime.
Esteja atento a golpes de phishing
Evite clicar em links ou abrir anexos de e-mails ou mensagens de texto suspeitas e nunca responda a mensagens e chamadas não solicitadas que pedem informações financeiras ou pessoais.
Não responda a ligações solicitando acesso remoto ao seu computador
Se alguém afirma ser de uma empresa conhecida de telecomunicações ou tecnologia e deseja acessar seu computador para corrigir um problema ou instalar uma atualização gratuita, desligue imediatamente. A verdadeira motivação é assumir o controle do seu computador para instalar malware nele e obter acesso às suas senhas e dados pessoais.
Use senhas fortes
Uma senha forte não é fácil de adivinhar e, idealmente, é composta por uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. As pessoas muitas vezes deixam as senhas inalteradas durante anos, o que reduz a sua segurança.
Revise suas configurações de privacidade e segurança nas redes sociais
Se você usa sites de redes sociais, tenha cuidado com quem você se conecta e aprenda a usar suas configurações de privacidade e segurança para garantir sua própria proteção. Se você reconheceu um comportamento suspeito, clicou em spam ou foi enganado online, tome medidas para proteger sua conta e certifique-se de denunciar o ocorrido.
Período: Janeiro/2025 | ||||||
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Atualizado em: 10/01/2025 13:23 |