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Um bom líder é aquele que faz o melhor para a sua equipe e garante que todos estão trabalhando da melhor maneira possível. Por isso, quando você é chefe de alguém que é chefe de outros funcionários, também é sua função garantir que eles estão liderando outras pessoas da melhor maneira. Isso é um grande desafio porque muitos ainda resistem em dar autonomia e delegar funções — às vezes, por falta de confiança.
Mas é necessário superar essas barreiras, já que engajar os funcionários pode ajudar na satisfação geral no trabalho e na produtividade. Em um artigo publicado no Inc.com, Alison Green, criadora do blog Ask a Manager, explica como ensinar seu funcionário direto a ser um bom chefe de outras pessoas.
O primeiro passo é dizer explicitamente o que precisa ser feito, ou seja: o que "deve ser feito" e não apenas o que "seria bom fazer". É preciso explicar claramente o problema e o que você gostaria que eles fizessem de forma diferente.
Por exemplo, se o objetivo for fazer com que eles deleguem mais funções e se dediquem a outros assuntos, é possível dizer: "Eu gostaria que você elaborasse um plano para delegar mais trabalho à sua equipe, de modo que você fique livre para se concentrar no trabalho de nível superior”.
Foque na instrução: estabeleça metas claras sobre como deseja que eles operem nessa área e treine-os para ajudá-los a chegar lá. Além disso, é importante dizer que as pessoas que respondem a eles não se tornarão profissionais melhores se não tiverem a chance de desenvolver suas próprias habilidades. Agende uma conversa sobre o assunto para averiguar se tudo está dando certo.
Enquanto isso, continue verificando como as coisas estão indo e se eles estão seguindo suas instruções. Faça perguntas específicas sobre cada um dos funcionários e os problemas que eles enfrentam.
Além disso, esclareça o que significa gerenciar com eficácia e como você faz isso. Explique, por exemplo, como desenvolver e reter ótimas pessoas, como dar um feedback claro e como você pede opinião de outras pessoas. “Estas são coisas que podem parecer óbvias para você, mas podem não ser óbvias para seus funcionários”, diz Green.
Também é preciso ter em mente que eles vão se basear na maneira com que você os gerencia, já que, querendo ou não, isso influencia a maneira como eles enxergam a função.
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Atualizado em: 07/10/2024 13:29 |