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Realizar parcerias tem sido uma aposta crescente das empresas que querem agregar valor aos seus negócios, visando a realização de um projeto conjunto que resulte em lucratividade. “As verdadeiras parcerias são aquelas que ambas as empresas se beneficiam mais do que se agissem isoladamente. A união tem que ser de interesse de ambas as partes e proporcionar vantagens para as duas empresas”, afirma Marcelo Loiacono, diretor de marketing e novos negócios da XGEN, especializada em plataformas de Inteligência Artificial para canais de atendimento
Segundo Loiacono, as razões pelas quais as parcerias representam vantagem são as seguintes:
Aumento de competitividade: Ao se aliar com outra empresa, é possível aproveitar melhor os processos envolvidos no negócio, sejam eles de produção, comerciais ou logísticos, reduzindo custos e aumentando a eficiência de cada um. Outro fator importante que gera aumento de competitividade é atuar junto a uma fatia de mercado maior e, consequentemente, gerar uma exposição maior à marca
Aumento da área de atuação: Oferecer produtos em outros mercados irá gerar aumento de vendas, com consequente aumento de produção e diluição dos custos fixos da operação, o que, possivelmente tornará o negócio mais rentável. Outro benefício gerado pela parceria é oferecer uma gama maior de produtos ao mercado, muitas vezes, complementares.
Fortalecimento perante fornecedores: Ao ampliar o campo de atuação e passar a vender para mais consumidores, a empresa irá precisar de mais matéria prima, fortalecendo seu poder de negociação com os fornecedores.
Otimização de processos: O mais comum é o melhor aproveitamento das estruturas comerciais e logísticas, mas muitas vezes obtém-se também benefício no compartilhamento dos processos produtivos e de gestão.
Soma de competências: A melhor forma de gerar diferencial competitivo é aliar-se a quem é capaz de agregar valor ao seu produto. Pode ser um processo produtivo mais eficiente e barato, um departamento comercial mais agressivo, uma logística mais rápida e mais barata.
“Firmar parceria com outra empresa significa aliar forças, complementar operações e potencializar o que cada uma tem de melhor para oferecer ao cliente. Mas, antes, é preciso definir o objetivo da parceria. Avalie quais os principais propósitos da estratégia. O intuito da aliança é melhorar a logística da empresa? Reduzir custos? Aumentar as vendas? Afinal, qual o meu real interesse nessa parceria? Além disso, observe o mercado e analise que tipo de negócio seria vantajoso para seus clientes atuais e o que você receberia em troca por ceder o acesso aos seus clientes. O ideal é pesquisar a empresa antes de propor uma parceria. Conheça suas visões de futuro, seus anseios de crescimento, suas formas de gestão e suas filosofias. Com critérios em mãos, fica mais fácil constatar se a aliança vale à pena ou não”, finaliza Marcelo Loiacono, da XGEN.
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Atualizado em: 11/10/2024 17:59 |