Período: Outubro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Estamos em um mundo de constantes mudanças, onde as informações são disponibilizadas de inúmeras formas e em grande quantidade. Neste cenário, em alguns momentos, temos que abandonar competências antigas e que se tornaram obsoletas para que possamos adquirir novas. Então, como adquirir competências duráveis e que não se tornem ultrapassadas frente à celeridade das transformações do mercado?
Para ter sucesso profissional, se faz necessário a aquisição de 4 competências básicas (e duráveis), as quais descrevo a seguir:
1ª – Conhecimento: Está ligado à todo tipo de informação, conteúdo, conceitos, formações, experiências e aprendizado que você possui em sua área de atuação.
Por conta das rápidas mudanças, é necessário que o profissional esteja em constante aperfeiçoamento e atualização.
Mas como adquirir mais conhecimento? Aprenda a aprender, a ler, a interpretar, a formar opinião, a fazer networking. Entenda que o conhecimento só é vantajoso se você utilizar todo seu acervo de teorias e saber aplica-las no ambiente de trabalho, caso contrário, é apenas um papel de diploma na sua estante.
Relacionamos então o conhecimento com o saber: ter know-how, aprender continuamente, ampliando o conhecimento, transmitir e compartilhar conhecimento.
2ª – Perspectiva: Significa colocar todo o conhecimento adquirido em ação e poder transformar a teoria em prática. Também está relacionada a observar o ambiente e os processos e visualizar oportunidades de negócios, criação de novos produtos, serviços ou ações pessoais.
Relacionamos então a perspectiva com o saber fazer: aplicar o conhecimento, ter visão sistêmica e propor soluções.
3ª – Julgamento: Mesmo tento conhecimento e perspectiva, ainda é preciso saber analisar e avaliar as situações com qualidade, para que as decisões sejam tomadas com justiça e equilíbrio. Há de se ter sensibilidade e empatia para entender o que se passa do lado de lá, sem julgar por informações superficiais ou incompletas.
Relacionamos então o julgamento com o saber analisar: Ter espírito crítico e ponderar com equilíbrio.
4ª – Atitude: atitude representa o estilo pessoal de cada um em como fazer as coisas, de como liderar, motivar, se comunicar. Quem possui esta competência, carrega consigo o inconformismo, o espírito empreendedor e o desejo contínuo de melhoria. O profissional com atitude é agente de mudança nas organizações, e não apenas um conservador do status quo.
Relacionamos então a atitude com o saber fazer acontecer: criatividade, iniciativa e foco.
O profissional de sucesso contempla destas 4 competências, o tornando destaque e referência no mercado de trabalho.
Período: Outubro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6586 | 5.6592 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1578 | 6.1658 |
Atualizado em: 15/10/2024 15:25 |