Período: Setembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Uma pesquisa mostrou que 92% dos internautasusam a rede para pesquisar sobre produtos ou serviços em sites de comércio eletrônico ou comparar preços. Além disso, 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. Os números são da TNS Research, que analisou as alternativas para aumentar o alcance das marcas no universo digital.
Segundo a empresa, o boca-a-boca virtual também começa a ganhar credibilidade, pois 50% dos usuários já mudaram de opinião sobre a eventual compra de um produto, baseando-se em uma avaliação negativa e 28% decidiram uma compra em função de avaliação de fóruns.
Lazer
Para 49% dos entrevistados, as atividades de lazer oferecidas na web servem para descontrair ou fugir dos problemas do cotidiano. Outros 31% alegam que elas trazem gratificação instantânea e prazer, enquanto 24% dizem que elas permitem misturar o mundo real com o da fantasia.
“Esses dados abrem caminho para a quebra de tabus e paradigmas e para a utilização de aspectos sensoriais que surgem no ambiente on-line”, declara a gerente da área de Consumo da TNS Research Internacional, Ana Sequeira.
A pesquisa mostra ainda uma paixão dos brasileiros por vídeos, filmes e shows de TV, acessados por 76% dos usuários, além dos games on-line, costume de 66%.
Hábitos
O levantamento constatou que o e-mail é a atividade prioritária dos internautas (99%), seguida por checar contas nas redes sociais (93%), usar comunicadores instantâneos (92%), fazer uploads de fotos ou vídeos ou escrever mensagens nas redes sociais (90%) ou no Twitter (44%).