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Com a Inteligência Artificial ganhando força no mercado global e pretendendo movimentar cerca de US$ 733 bilhões até 2027, de acordo com Grand Review Research, o segmento financeiro caminha para um cenário cada vez mais positivo. Isso porque 78% das instituições bancárias ao redor do mundo já utilizam a tecnologia, segundo a IBM. Já um estudo da Accenture vai além: a solução deve englobar mais de 60% das tarefas diárias dos profissionais de banco, aumentando a produtividade em 30% nos próximos anos.
Segundo Igor Castroviejo, country manager da 1datapipe, plataforma de consumer insights baseada em Inteligência Artificial, a principal atuação da tecnologia está na automação de tarefas repetitivas, que acabam atrapalhando a rotina dos colaboradores. “Funcionários de banco, no geral, precisam avaliar muitas papeladas, principalmente nos casos relativos a crédito, como empréstimos e financiamento. Dessa maneira, dependendo do dia, o foco deles acaba sendo totalmente em questões burocráticas que não trazem resultados efetivos para a instituição”, explica.
Um estudo da Unico corrobora a fala de Igor Castoviejo. Segundo o levantamento, 93% dos brasileiros consideram os bancos e as fintechs como os campeões de burocracia digital, com 36% dos entrevistados alegando já terem desistido de acessar crédito por conta do excesso de documentos solicitados. Além disso, pesquisa da Deloitte aponta que 96% das instituições bancárias já possuem tecnologias de IA, sendo a automação robótica de processos e a inteligência cognitiva umas das maiores aplicações.
Dessa maneira, a tecnologia vem para mudar o horizonte e proporcionar resultados mais efetivos. “Por meio da utilização dessa solução em conjunto com Machine Learning, as instituições bancárias conseguem fazer uma avaliação em diversos documentos de uma só vez, já que o sistema é capaz de aprender padrões e realizar uma leitura mais dedicada. Com isso, os profissionais humanos conseguem otimizar seu tempo e se dedicar a tarefas mais frutíferas, deixando apenas trabalhos mais operacionais a cargo da IA”, explica Igor Castroviejo.
Para se ter uma ideia, um estudo da Cinnecta mostra que 50% das instituições financeiras brasileiras utilizam IA em seus procedimentos de crédito, sendo que todas apontam rapidez e personalização de produtos como as principais vantagens da tecnologia. “Esse tipo de solução veio para somar com o mercado financeiro, tornando o acesso a produtos e serviços mais democrático e permitindo que mais pessoas acessem benefícios outrora limitados a uma pequena parcela da população”, finaliza Igor Castroviejo.
Sobre a 1datapipe
Fundada no início de 2023 por Carey Anderson e Lawrence Smith, a 1datapipe, plataforma de consumer insights baseada em Inteligência Artificial (IA), oferece um overview completo de toda a jornada do cliente, tendo como foco empresas que oferecem crédito a seus consumidores. Assim, os players têm acesso, em uma única API, a cinco pontuações de risco estratégicas, incluindo prevenção de fraude, estimativa de renda, avaliação de crédito, estilo de vida e soluções de inclusão financeira que destacam comportamentos de pagamento confiáveis e uma alta propensão a consumir mais produtos. Essas análises identificam clientes altamente qualificados que anteriormente estavam excluídos dos serviços financeiros.
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