Período: Novembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
INTRODUÇÃO
O mundo e o Brasil passam por adversidades, desafios e diversos problemas domésticos, e precisamos entender e buscar a formação do educandos para que possa ser um profissional globalizado, diante da Nova Ordem em Transformação, a associação do BRICS PLUS, e dos grandes investimentos que os parceiros comerciais estão aplicando em nosso país, tais como o Capital Chinês e o Capital Árabe, daí precisamos de profissionais que possam entender esse momento.
A formação educacional e profissional do nosso educando, deve sofrer mudanças radicais, devidamente ministrados pelos Professores(as), em sala de aula, visando refletir essas mudanças mercadológicas que estão nos afetando.
Portanto, precisamos de:
a) Novas habilidades;
b) Novas Competências;
c) Novos Eixos Práticos;
d) Aprender a Língua Portuguesa, Inglês, Russo, Mandarim, Hindi, e Árabe
e) Aprender e vivenciar a Inteligência Artificial e a Computação Quântica.
f) Aprender L L M (Large Language Model)
g) Aprender Python, SQL, Orange, JavaScript;
h) Entender Algoritmo, Qubits, Lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, e Informação e Dados in the Cloud.
Os Professores, além de suas disciplinas técnico especificas, devem demonstrar aos alunos seus conhecimentos complementares, como:
a) Bíblia Sagrada;
b) Constituição Federal do Brasil;
c) Nova interpretação da Teoria da Evolução das Espécies (Charles Darwing);
d) Nova interpretação da Teoria da Relatividade (Albert Einstein);
e) Nova interpretação da Teoria da Proporção Definida (Prust);
f) Nova interpretação da Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner);
g) Nova interpretação da Teoria do Espaço Tempo;
h) Nova Teoria da Imortalidade.
UM POUCO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Como pesquisadores e escritores, sempre buscamos a sugestão da Inteligência Artificial para nos informar sobre fatos que podem ser de grande valia, no exercício da labor em sala de aula e mesmo fora dos muros do estabelecimento educacional.
Diante desses fatos, escrevemos e publicamos artigos, editamos e publicamos livros, proferimos palestras, temos Blog, e um canal, YouTube-Elenito Elias da Costa, para melhor capacitação e qualificação do educador, pois acreditamos que nossas Potencialidades Econômicas que nos qualifica como um País RICO, precisa ter a mesma sintonia e sincronia racional para reduzir as desigualdades sociais e os devidos agravos.
Hoje, já entendemos que o escritor russo Fiódor M. Dostoievsky, nos identificou e qualificou em seu livro, intitulado de NANOT (O IDIOTA), lançado em Janeiro de 1869, e somente agora estamos compreendendo.
“A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente na educação e os professores devem saber como aproveitá-la a seu favor. Aqui estão algumas dicas de como inserir a IA em suas aulas de maneira efetiva:
Entenda as possibilidades da IA na educação
Conheça os principais recursos de IA disponíveis, como sistemas de tutoria inteligente, ferramentas de análise de dados e plataformas de aprendizado adaptativo. Isso ajudará você a identificar oportunidades de aplicação na sua disciplina.
Adote uma visão crítica e ética da IA
Tenha uma compreensão crítica sobre os benefícios e limitações da IA. Reflita sobre questões éticas como privacidade de dados, vieses algorítmicos e impactos no emprego. Isso o ajudará a usar a IA de forma responsável e alinhada com valores humanos.
Integre a IA de forma complementar
Veja a IA como uma ferramenta para potencializar o ensino, não para substituir o professor. Use-a para tarefas como correção automatizada, geração de questões e feedback imediato aos alunos. Isso libera seu tempo para interações mais significativas.
Personalize o ensino com IA
Aproveite a capacidade da IA de adaptar o conteúdo ao ritmo e necessidades individuais de cada aluno. Isso aumenta a motivação e eficácia do aprendizado.
Desenvolva habilidades de IA nos alunos
Inclua em suas aulas atividades que desenvolvam o letramento em IA dos estudantes. Ensine-os a entender como a IA funciona, seus impactos e como usá-la de forma ética e crítica.
Colabore com colegas no uso da IA
Trabalhe em conjunto com outros professores para aprender, tirar dúvidas e colocar em prática ferramentas de IA. Essa troca de experiências é essencial nesse processo de inovação. Ao adotar uma postura ativa e crítica em relação à Inteligência Artificial, o professor pode aproveitar seu potencial para revolucionar suas práticas pedagógicas, tornando o ensino mais personalizado, eficiente e envolvente para os alunos.” (PERPLEXITY AI)
“Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Artes usando Inteligência Artificial (IA) pode ser uma maneira inovadora e eficaz de engajar os alunos e personalizar o aprendizado. Aqui estão algumas sugestões para cada disciplina:
Língua Portuguesa
Correção Automática: Use ferramentas como o Grammarly para ajudar os alunos a corrigirem seus textos, identificando erros gramaticais e sugerindo melhorias.
Chatbots Educacionais: Utilize chatbots para praticar a escrita e a leitura. Eles podem simular diálogos e fornecer feedback instantâneo.
Análise de Sentimento: Ferramentas de IA podem analisar redações e fornecer insights sobre o tom e a estrutura do texto.
Matemática
Tutoriais Personalizados: Plataformas como Khan Academy usam IA para criar planos de estudo personalizados com base no desempenho do aluno.
Resolução de Problemas: Aplicativos como Photomath permitem que os alunos tirem fotos de problemas matemáticos e vejam a solução passo a passo.
Simulações e Jogos: Use jogos educativos que incorporam IA para tornar o aprendizado de conceitos matemáticos mais divertido e interativo1.
Ciências
Laboratórios Virtuais: Ferramentas como Labster oferecem simulações de laboratório que permitem aos alunos realizar experimentos virtuais.
Assistentes Virtuais: Assistentes como o Watson da IBM podem responder a perguntas complexas e ajudar na pesquisa científica.
Análise de Dados: Ensine os alunos a usar ferramentas de IA para analisar grandes conjuntos de dados, como em projetos de ciência de dados2.
Artes
Criação de Arte Digital: Use ferramentas como o DALL-E para gerar imagens baseadas em descrições textuais, incentivando a criatividade dos alunos.
Música Assistida por IA: Aplicativos como Amper Music permitem que os alunos componham músicas com a ajuda de IA.
Análise de Obras de Arte: Ferramentas de IA podem analisar pinturas e outras obras de arte, fornecendo informações sobre estilo, época e técnicas utilizadas3.
Essas são apenas algumas maneiras de integrar a IA no ensino dessas disciplinas. A chave é usar essas ferramentas para complementar e enriquecer o aprendizado, tornando-o mais interativo e personalizado. Se precisar de mais detalhes ou exemplos específicos, estou aqui para ajudar!” (COPILOT AI)
“A utilização de Inteligência Artificial (IA) em sala de aula pode transformar a maneira como o professor ensina e como os alunos aprendem. Aqui estão algumas estratégias práticas para o uso da IA na educação:
### 1. **Personalização do Ensino**
- **IA como ferramenta de personalização:** A IA pode ajudar a adaptar o conteúdo de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Plataformas de aprendizado com IA podem sugerir exercícios, conteúdos e métodos de estudo personalizados para cada aluno com base em seu desempenho anterior.
- **Feedback instantâneo:** Aplicativos de IA podem oferecer feedback imediato, ajudando os alunos a corrigirem erros e a compreenderem melhor o conteúdo, sem precisar esperar pela correção do professor.
### 2. **Assistentes virtuais**
- **Suporte ao professor:** Assistentes virtuais baseados em IA podem ajudar com a correção de provas, tarefas ou atividades rotineiras, liberando o professor para focar em atividades mais criativas e interativas.
- **Tutoramento de alunos:** Assistentes de IA podem responder a perguntas simples ou guiar os alunos em seus estudos, promovendo aprendizado autônomo e tirando dúvidas em tempo real, mesmo fora do horário de aula.
### 3. **Gamificação e Aprendizado Interativo**
- **Criação de quizzes e jogos educacionais:** A IA pode criar questionários dinâmicos que se adaptam ao nível de conhecimento do aluno. Além disso, jogos baseados em IA podem ser usados para ensinar de maneira mais lúdica e envolvente.
- **Simulações e experiências imersivas:** Usando IA, professores podem criar simulações em áreas como ciências, história e matemática, permitindo que os alunos vivenciem situações complexas de maneira segura e interativa.
### 4. **Análise de Dados Educacionais**
- **Monitoramento do progresso dos alunos:** A IA pode ajudar a analisar grandes volumes de dados sobre o desempenho dos alunos, detectando padrões e oferecendo insights sobre onde os estudantes estão com dificuldades ou quais temas precisam ser revisados.
- **Identificação de talentos e dificuldades:** Analisar dados de desempenho com IA pode ajudar os professores a identificar talentos específicos ou alunos que precisam de suporte extra, promovendo uma intervenção mais rápida e eficaz.
### 5. **Apoio à Inclusão**
- **Ferramentas de acessibilidade:** A IA pode ser usada para apoiar alunos com necessidades especiais, oferecendo ferramentas como leitura em voz alta, legendas automáticas ou tradução para linguagem de sinais.
- **Recursos de aprendizado adaptativo:** Alunos com estilos de aprendizado variados podem se beneficiar de plataformas de IA que ajustam o ritmo e a complexidade dos conteúdos.
### 6. **Auxílio na preparação de materiais**
- **Criação automática de conteúdo:** Ferramentas de IA podem ajudar o professor a gerar testes, resumos de textos, ou até mesmo a criar planos de aula de maneira mais eficiente.
- **Sugestões de atividades e recursos:** A IA pode recomendar recursos educacionais adicionais, como vídeos, artigos ou exercícios complementares, para enriquecer o conteúdo da aula.
### 7. **Incentivar a criatividade e o pensamento crítico**
- **Discussões orientadas por IA:** A IA pode atuar como um facilitador em discussões em grupo, sugerindo perguntas ou temas que estimulem o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos.
- **Desafios criativos:** Ferramentas de IA podem ser usadas para propor problemas ou projetos complexos, incentivando os alunos a desenvolver soluções inovadoras.
### Considerações Finais
O professor deve usar a IA como um complemento às suas práticas pedagógicas, sempre com uma abordagem crítica. A IA deve facilitar o aprendizado, mas nunca substituir a interação humana, que é fundamental no desenvolvimento sócio emocional dos alunos. Além disso, é importante que o professor esteja atualizado e saiba como usar essas ferramentas de forma ética e segura.
Assim, a IA tem o potencial de revolucionar a sala de aula, mas seu uso deve ser equilibrado, com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.” (OPEN AI CHATGPT 4-O)
CONCLUSÃO
Entendemos perfeitamente que muitos investidores, gestores, coordenadores, e professores, tem suas devidas resistências e limitações, mas devemos compreender que o mundo dos educandos ao se tornarem profissionais, é completamente diferente do mundo em que muitos professores foram educados, pois o tempo é irreversível e a mudança é factível e verossímil.
Diante das adversidades, desafios, problemas domésticos, inovações, em plena inteligência artificial e computação quântica, o mundo dos nossos educandos, será completamente diferente, e precisa de recursos e condições para manter a sua sobrevivência.
A LUZ DO CONHECIMENTO, deve ensinar condições e sapiências que devam ser apreendidas pelos educandos e que eles possam trilhar o seu futuro promissor, daí, entendemos que eles precisam dessa formação educacional, cultural com devidas inovações.
O educando precisa aprender brincando, como o uso do XADREZ, o GO, aprender operações e equações matemáticas com o SOROBAN, aprender identificação facial, bucal, ocular, realidade virtual, digital, entender a Matrix que estamos vivendo, ter experiências com outras IA’s como Ernie, Kling, AliChat, AliPay, WeeChat, Tencent, Xiaomi, Hawei, e demais.
Pedimos sinceras desculpas aqueles que não compactuam com os escritos, pois entendemos sua limitação, onde muitos, não tiveram a oportunidade de aprender os idiomas citados, nem as inovações tecnológicas que enumeramos, mas sempre é possível que através de UG GRADE, uma capacitação e qualificação, com um devido treinamento, acreditamos ser possível essa transformação.
Acreditamos ainda, que não pretendemos ser O PRÍNCIPE de Nicolau Maquiavel, entendemos O DISCURSO DO MÉTODO de Reneé Descartes, assim como as verdades em ASSIM FALOU ZARATUSTRA de Friedrich Nietzsche, e não desejamos continuar ser O IDIOTA de que falou Fiódor M Dostoievsky, pois hoje devemos “Ligar nossos NEURÔNIOS e acionar as nossas SINAPSES” como cita Yuval Noah Harari, pois a informação (NEXUS) é poder.
Período: Novembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.749 | 5.75 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1013 | 6.1162 |
Atualizado em: 12/11/2024 23:36 |