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A Pesquisa Mensal de Comércio divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a manutenção do patamar recorde para as vendas no comércio varejista no país em março, que ficaram no mesmo nível verificado em fevereiro de 2024.
No acumulado do ano, o aumento chega a 5,9% – já no acumulado dos últimos doze meses, o crescimento é de 2,5%. Na comparação de março com fevereiro de 2024, o levantamento mostra que houve resultados positivos em 16 das 27 Unidades da Federação.
O momento positivo se deve, entre outros pontos, à profissionalização das empresas e dos colaboradores, bem como ao uso da tecnologia em áreas como comércio eletrônico e logística. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2023, o faturamento do e-commerce nacional chegou a R$ 185,7 bilhões, uma alta de 9,5% em relação o ano inteiro de 2022.
Ainda na comparação entre 2022 e 2023, os dados apontam crescimento no número de pedidos (de 368,7 milhões para 395,1 milhões) e compradores (de 83,8 milhões para 87,8 milhões).
A ABComm estima que a quantidade de compradores online deverá ultrapassar 100 milhões em 2026 e que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro alcançará R$ 277 bilhões no ano de 2028. A projeção também mostra a trajetória ascendente para elevação do ticket médio (valor médio das vendas de um período).
Tendências do varejo global
Para aproveitar a dinâmica favorável no comércio e trilhar o caminho do crescimento dos negócios, os empreendedores devem ficar atentos às tendências do varejo mundial, como ressalta Marlon Freitas, fundador e CMO da Agilize Contabilidade Online, pioneira do setor no Brasil.
“É muito importante estar ciente das tendências no varejo global. Este é um dos momentos históricos nos quais há mais chance de anteciparmos o futuro, observando tendências de outros países que acabam chegando aqui. O brasileiro é muito engajado nas novas iniciativas. Constatamos isso quando vemos os números relativos à participação nas redes sociais”, salienta o executivo.
Na visão do CMO, outro ponto fundamental para a evolução do comércio no Brasil consiste nas estratégias para a fidelização dos clientes. “Neste mundo volátil, as modas surgem e se vão muito rapidamente. Tudo é muito descartado. Penso que diversos varejistas conseguiram construir algo no sentido de fidelizar e de proporcionar uma boa experiência humana por meio da tecnologia. Se utilizarmos a criatividade para isso, é possível personalizarmos o atendimento e torná-lo bem próximo das pessoas”, explica.
De acordo com Marlon Freitas, um fenômeno no Brasil é o uso do WhatsApp para vendas, pois existem algumas lojas em que o aplicativo representa o principal canal de vendas – em vez dos métodos tradicionais. “Muitas vezes, todo o aparato tecnológico já existe. Com isso, basta o empreendedor utilizá-lo de maneira criativa e contundente para ter os resultados esperados”, acrescenta.
Como lidar com a sazonalidade
Diversos segmentos do comércio apresentam momentos de maior e menor disponibilidade dos clientes para as compras, como, por exemplo, as datas comemorativas. Portanto, a sazonalidade tem influência direta no faturamento de várias empresas do segmento e deve ser foco da atenção dos gestores.
“O varejista precisa ampliar o conhecimento, as ferramentas e escolher bons parceiros que possam ajudá-lo a subir de patamar. Lidar bem com esses movimentos naturais do mercado é superimportante. E, na medida do possível, construir um bom planejamento identificando esses pontos”, afirma o CMO da Agilize.
“Como projetar oportunidades ou ameaças? Não é dependendo da situação de cada negócio, mas de maneira ampla. Isso envolve preparação para não gerar uma frustração, além do bom planejamento e do fluxo de caixa adequado para lidar com os momentos sazonais”, completa o executivo.
Apoio relevante aos varejistas
O CMO da Agilize destaca que a empresa conta com as atividades do plano Unique como uma das melhores maneiras de auxiliar os empreendedores do varejo. “Considero o serviço premium do Unique o melhor de contabilidade do Brasil. Nossos clientes também avaliam dessa forma. Nós disponibilizamos um gerente de contas. O serviço funciona como uma espécie de BPO financeiro [Business Process Outsourcing, a terceirização da área financeira do negócio] e o cliente tem um gerente de contas que pode fazer conciliação bancária”, pontua.
A assessoria contábil da Agilize é utilizada por mais de 20 mil clientes em todo o país. “Isso ocorre justamente por conta da qualidade do nosso atendimento humanizado, que é tecnológico, inovador e entrega soluções”, conclui o executivo.
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Atualizado em: 08/11/2024 20:59 |