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Bons profissionais e preço justo não são o suficiente para que o cliente confie e solicite outros serviços além do inicialmente contratado. É preciso criar uma rotina de atividades, se envolver com o universo do cliente, e estabelecer um relacionamento verdadeiro e genuíno.
Em empresas de serviços, a qualidade também está ligada à organização interna e ao engajamento da equipe. No cenário jurídico, por exemplo, embora um advogado esteja atuando em um caso, o preenchimento correto dos relatórios é fundamental para que nenhum prazo seja perdido. Isso é fundamental para um bom atendimento.
Sempre saliento também que o investimento em bons mecanismos de organização de dados auxilia no gerenciamento e agiliza o trabalho. Informações organizadas e corretamente expostas trazem clareza ao cliente e a credibilidade do escritório aumentará. Afinal, a maneira com que as informações são expostas ao cliente interfere na percepção de valor que ele tem sobre o seu serviço.
Por isso, a organização tem um papel importante, uma vez que ela facilita o domínio do assunto por parte do advogado e do cliente. Por outro lado, não adianta ter apenas processos definidos, é fundamental ter agilidade. Procedimentos trazem controle, porém, se aplicados de forma incorreta, geram perda de tempo. Já pensou nisso?
Reforço ainda que é função do empreendedor verificar se a sua organização aumenta a percepção de valor perante o cliente, o que, consequentemente, traz maior confiança na relação profissional.
Quando se alcança o nível de confiança empresarial, é natural que o cliente peça mais orçamentos e queira continuar a parceria de forma produtiva e estável. Afinal, na maioria das vezes, trocar de fornecedor custa caro, exige dedicação e tempo de adaptação. Minha dica é: invista no cliente que você já tem. A possibilidade de sucesso é maior e a contratação costuma ser mais rápida também.
*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e presença em 23 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia com a tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil. Mais informações financasjuridicas.com.br.
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