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Marketing e contabilidadeandam juntos? Por mais que alguns neguem a resposta é claramente: sim! O marketingestá presente em todos os segmentos comerciais do mundo global e isso não é novidade. Já vem sendo implantado com outros nomes desde o tempo do escambo, quando mercadorias e serviços eram trocados por outros produtos. Destaca-se quem tem o diferencial, quem consegue entregar um “plus” ao cliente.
“Marketing não é a arte de encontrar formas inteligentes para mostrar o que você faz. O Marketing é a arte de criar valor real para seus clientes e ajudá-los a melhorar.” Philip Kotler
O inbound marketing está a serviço de todos os segmentos, inclusive à contabilidade na era digital, quando todas as informações estão ao alcance de alguns cliques ou toques nas telas de tablets e smartphones. Há cerca
de 15 anos ser um profundo conhecedor fiscal e contábil era a referência de mercado. Hoje além de contar com soluções em tecnologia para ofertar aos clientes, é preciso mostrar ao mercado a que veio.
Neste post vou te ajudar a entender melhor o inbound marketing.
Também chamado de “Marketing de Atração”, o inbound marketing surgiu em 2009, nos Estados Unidos, para revolucionar o relacionamento cliente e empresa. Diferente do “Outbound”, que busca clientes por meio da propaganda, uma maneira forçada de atrair seu cliente, o inbound marketing procura converter de maneira voluntária as chamadas “personas” do seu nicho de mercado. Ele gera visibilidade para sua marca, seu produto e serviço por meio de conteúdo. Sabendo o que seu cliente (persona) quer e precisa, você pode facilmente atraí-lo para seu site e sua contabilidade digitalcom informações relevantes.
Basicamente é o cliente que procura sua empresa, não o contrário, e isso torna o inbound mais barato que o outbound do marketing tradicional. E, convenhamos, muito mais “elegante”. Por isso, ele é tão utilizado em atividades profissionais de natureza intelectual.
Bom demais, não?
E para construir um bom inbound marketing não é preciso mágica, basta atrair as personas de acordo com o que elas estão procurando na internet, usando como base o seu conhecimento, a sua especialização.
O bacana de tudo é que o inbound pode ser mensurado, ou seja, é possível saber quantas visualizações ocorreram, qual a média de tempo que os usuários permaneceram em seu site, qual caminho eles percorreram e se foram encaminhados das redes sociais do seu escritório contábil.
Atrair mais pessoas para seu negócio vai muito além de um profundo conhecimento na área contábil, na legislação fiscal, tributária, trabalhista e dos pesados investimentos em softwares de gestão. Saber fazer continua sendo fundamental, porém a era digital nos obrigou a entrar em um ritmo acelerado de informações relevantes.
Formação técnica é um fator “higiênico”. Ou seja, sem ele, você não irá prosperar e obter mais clientes. Mas somente ele não garante a prosperidade.
Se você não está crescendo rapidamente, está morrendo lentamente. Sem novos clientes, você não consegue substituir aqueles que não te entregam uma margem relevante. Não consegue investir na sua empresa. E perde a segurança psicológica imprescindível nos processos de negociação.
Sua primeira tarefa é descobrir com quem você está falando ou quer se comunicar. É o chamado nicho de mercado. Depois é preciso montar uma estratégiade comunicação capaz de passar a proposta de valor do seu escritório contábil.
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, existem mais de 60 mil organizações contábeis no Brasil. Cada uma deve buscar seu diferencial. Afinal, se todas forem exatamente iguais, o mercado irá escolher o serviço mais barato. É a simples aplicação do conceito da lei da oferta e procura.
Por isso é tão importante compreender as vantagens do inbound marketing:
Com o passar do tempo sua empresa vira referência no assunto e passa a ser buscada como fonte de maneira bem natural.
Cliente educado, compra mais e custa menos. A comunicação entre empresa contábil e seus clientes (e futuros clientes) tem o objetivo de instruí-los. Mas para isso é fundamental conhecer os conceitos técnicos do marketing. Quem nunca teve um professor que “sabia muito”, mas não “sabia ensinar”?
Hoje todo mundo usa o Google para pesquisar qualquer coisa. E você pode dizer que muito do que existe na web não é confiável, e é aí que sua empresa entra. Ao aplicar as ferramentas de marketing na contabilidade você se destaca por oferecer conteúdo relevante e especializado.
De acordo com o Google Trends, o aplicativo que indica as palavras chave mais buscadas levando em conta o tema, os termos “Imposto de Renda” e “eSocial” são exemplos que atingem picos de busca em determinadas épocas do ano, principalmente em períodos de mudança, adaptações fiscais e prestação de contas. Uma ótima oportunidade para potencializar novos clientes usando o marketing na contabilidade.
Existem alguns passos podem ser tomados para ir ao encontro destes clientes e puxá-los para seu escritório contábil, sem necessariamente investir em propaganda. Veja:
O resultado disso são clientes novos e até mesmo realização de consultoria online, graças ao inbound marketing aplicado à contabilidade. Quer um exemplo prático?
O mapeamento da persona é imprescindível para conhecer suas dores, alegrias e tarefas. Por exemplo, algumas dores muito comuns aos personas empresariais são: custos, burocracia, multas, fiscalização e pagamento de tributos. Então um empresário dá de cara com seus artigos bem elaborados que explicam (na linguagem dele), como reduzir estas dores. Pronto! Você pode estar conquistando um fiel seguidor e, por que não, um futuro cliente.
Sem conhecer técnicas de marketing você joga tempo e dinheiro fora. Além de perder possíveis oportunidades. Um exemplo disto é a utilização equivocada e ingênua de uma ferramenta fantástica para os negócios: as redes sociais. Quantas vezes você já pessoas “anunciando serviços de contabilidade” em grupos digitais de profissionais de contabilidade? Ingenuidade dupla! Inboud marketing não é sair postando propaganda nas redes!
Certamente o que seu escritório contábil mais ganhará será seu fortalecimento da marca em um mercado cada vez mais concorrido. Neste setor sempre há novidades em legislação fiscal, adequações e necessidade de consultoria, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. O relacionamento com seus clientes será fortalecido, além de este conteúdo atrativo poder captar novos clientes.
Se você está se perguntando por que o escritório contábil deve investir em marketing digital, leia também este artigo!
Durante muitos anos empresas de contabilidade tinham como desafio dominar a ciência contábil e “domar” o Big Brother Fiscal. Hoje para prosperar no mercado cada vez mais exigente, é preciso dominar outra ciência: o marketing (a ciência do mercado). Pratique a contabilidade digital, aprenda e pratique o inbound marketing!
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Atualizado em: 20/12/2024 20:59 |